O Simbolismo
do Galo e sua Entrada no Clube
O galo ocupa
razoável espaço na história humana e no poleiro universal. Pindaro o inclui em
uma de suas Odes, definindo-o como símbolo de coragem. Sêneca, na morte de Cláudio,
num de palavras entre gallus (galo) e Gallus (gaulês), afirmou que ambos são de
grande importância no seu galinheiro – gallus in sterquilinio suo plurimum
potest. Participou da morte de Sócrates, o qual, segundo Platão, antes de tomar
a cicuta, avisou ao seu discípulo Crito que devia um galo e Asclépio e que ele,
Crito, teria que apagar a promessa logo após a sua morte.
O galo era
oferta espontãnea que os doentes recuperados levavam, como pagamento, a
Asclépio, o deus da medicina: espécie de ex-voto. Na Bíblia, ele empoleirou-se
no livro dos Provérbios, dividindo sua altivez com o leão. (Prov. 30,31).
Citado nos Evangelhos de Mateus e Marcos, recorrendo ao seu canto, Jesus
predisse a negação de Pedro, horas antes de sua prisão, no Getsêmani.
-Antes que o
galo cante me negarás três vezes (Mt.26,34). Os romanos dividiam o tempo em
quatro partes ou vigílias e a terceira chamavam de gallicinius
(galicínio-meia-noite), a hora do galo. Não custou muito e entrou na missa de
meia noite, na vigília do Natal – missa do galo. Na Idade Média, subiu as
torres das igrejas simbolizando a vigilância. Em inglês, chama-se weathercock a
ventoinha em forma de galo para indicar a direção do vento; e, por analogia,
diz-se das pessoas que mudam rapidamente de idéias e não têm consistência em
seus pensamentos. Passou a relógio, na torre das igrejas – galarim- marcador de
ventos.
Na doutrina
esotérica, entra como emblema de vigilância indicando ao iniciado o caminho
iluminado. Na Maçonaria, colocado junto a ampulheta, avisa que o tempo não pára
e anuncia a ressurreição, a vida do verdadeiro iluminador: - eternidade de
espírito. Ainda em inglês, há uma expressão
proverbial chamada cock-o-hopp, usada no sentido de bebedeira; por extensão,
descontraimento ou despreocupação. Cock, em inglês, é uma palavra usada para o
galo. To be cock-o-hoop significa secar o barril de cerveja e ficar em “estado
de graça”; alegre, descontraído, no estado etíco. Obedecendo a essa tradição
galinácea, resolvemos introduzi-lo no Clube, mas simbolicamente.
O clube, o
Treze e o galo
No tempo que
o Bar Cisne atuava na Rua João Pessoa, no andar térreo do Edificio Amaro
Mesquita, Múcio Miranda, seu dono, costumava, na sexta-feira a noite ou no
sábado pela manhã, as vezes a tarde, colocar algumas cadeiras na calçadas para
deleite dos frequentadores. Aquele Bar Cisne, localizado bem no coração do Grande
Ponto, concentração de políticos, advogados, intelectuais a desocupados,
celebrizou-se por três coisas: a incorrigível fedentina do seu sanitário, o
fanatismo getulista do garçon, José Américo (agravado pelo peleguismo da sua jangolatria)
e por um joguinho de bozó chamado “melé na mesa”, pelo qual, o prof. William
Aires tornou-se o campeão dos perdedores.
Numa dessas
belas tardes estivais, reunidos ali numa cervejada Cascudo, Saturnino,
Ascendino, Severino Nunes e eu, depois de simbolicamente ouvirmos “o canto do
galo”, que ainda ressoava nas páginas da história, discutimos informalmente a
possibilidade de mandarmos cunhar uma medalha de ouro com o número 13 encimado
por um galo e que essa medalha servisse de insígnia, o Clube contava apenas com
13 associados e o emblema se ajustava bem a tradição galinácea a medicina, a
vigilância e a roleta ou ao jogo de sorte. Treze era o número ideal; galo, o
símbolo adequado.
Todavia, a
idéia morreu no nascedouro, permaneceu na sugestão e não passou da calçada do
Bar Cisne. O Clube aumentou o número, pois sempre que um morria ou outro se
mudava, podíamos colocar um terceiro em seu lugar, sem contudo o substituir.
Inocente era rei-vassalo enquanto “bem servisse”. E por esse tempo só dois
haviam morrido: Milton Cavalcante e Djalma Santos.
O número 13
também possui a riqueza de sua representação na formação dos algarismos. Treze
pessoas sentaram-se para celebrar a última ceia: Jesus e os 12 apóstolos. Em
Londres, havia o Clube dos Treze, um sodalício fundando para combater a
superstição. Uma das curiosidades mais interessantes, sobre o número 13, ocorre
no livro de Brawn, um matemático inglês, o qual, confrontando exaustivamente
calendário e séculos, chegou a conclusão de que, de 4 em 4 séculos, o dia 13
cai, no domingo: 687 vezes. Na segunda : 685. Na terça igualmente 685. Na
quarta: 687. Na quinta: 684. Na sexta: 688 e nos sábado 685.
Como se vê
do paciente calculista britânico, o número 13 ocorre mais vezes na sexta-feira,
o que tem gerado muita superstição. Escreve Melo e Souza, no Folclore da
Matemática, que na antiga Constituição do Estado do Espírito Santo não constava
o artigo 13; os legisladores capixabas, supersticiosamente, suprimiram-no. Também assim já é demais.
De qualquer
modo, o galo e o número 13 bateram asas, voaram do clube dos Inocentes. E o
número fixou-se em 14, depois da morte dos dois primeiros sócios. O
Aleijadinho, no seu “atelier da Renascença”, nas palavras de Mário de Andrade,
fugindo ao número 13, idealizou, na sua maravilhosa imaginação, uma Ceia Larga
com 14 participantes: Jesus, os 12 Apóstolos e um soldado romano que aparece,
como penetra, e participa da eulogia. Nosso ágape contentou-se com os 14
convidados.
Fiquemos por
aqui, ruminando o bocado de saudade dessa memorável agremiação, que nunca mais
se reuniu e permanece em fase de extinção. Seus melhores animadores já partiram
para o Oriente Eterno: Milton, Djalma, Saturnino, Cascudo,João Medeiros, Ascendino.
Em Natal, restam pouquíssimos: Gorgônio Regalado, Severino Nunes, José Leiros,
Reginaldo Medeiros, Eulício Farias, Diógenes da Cunha Lima, Arnaldo Azevedo* e
o autor destas memórias.
Feliciano
mudou-se pra o Sul do País. Renato voltou as suas atividades, no seu estado de São
Paulo: aquele capitão-de-mar-e-guerra
(um dos convidados de Saturnino a participar ativamente de algumas reuniões
nossas nem lhe sei o nome) perdeu-se nas vastidões talássicas - mare
proluit omnia; Frank Walton foi
tomar sua bênção ao Tio Sam – benedicite, e não se sabe se foi abençoado, pois
nunca mais nos deu notícia da benedictio
patrui...ad ostentationem nostram. Vale, aqui, o prazer ou a alegria de
recordar aqueles tempos felizes, na conformidade da narrativa da Eneida: meminisse juvabit...melioribus annis.
Luís da Câmara Cascudo
*Arnaldo,
meu melhor amigo (levei-o para o Clube). Faleceu inesperadamente, no dia
18.09.91, sete meses após ter escrito essa belíssima apresentação a este livro.
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